A nova cara da Bahia

Segunda Feira 30 Setembro 2024
Casa da Mulher Brasileira terá duas novas unidades no estado do RJ

Mundo

Casa da Mulher Brasileira terá duas novas unidades no estado do RJ

Espaço é pensado para oferecer acolhimento integral, humanizado e articulado a mulheres em situação de violência, com oferta de diversos serviços de saúde, assistência e justiça.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O estado do Rio de Janeiro vai ganhar duas unidades da Casa da Mulher Brasileira, estrutura que concentra diversos serviços de atendimento à mulher vítima de violência. Nesta terça-feira (15), será realizada a cerimônia de repasse dos recursos federais ao governo do estado, que ficará responsável pelas obras.

A Secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, considera que a Casa da Mulher Brasileira é um marco na política de proteção e promoção dos direitos das mulheres no estado do Rio de Janeiro.

"Trata-se de um espaço pensado para oferecer acolhimento integral, humanizado e articulado a mulheres em situação de violência. Muitas vezes, o caminho para romper com o ciclo da violência é longo, desgastante e fragmentado. Com a casa, todo esse atendimento será feito de uma forma que garante mais agilidade, segurança e acolhimento", ressalta.

Publicidade

Leia Também:

As unidades serão instaladas no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, e no município de Volta Redonda, a partir de um investimento total de R$ 28,5 milhões, proveniente do Programa “Mulher Viver Sem Violência”, do Ministério das Mulheres. A previsão é que elas fiquem prontas em agosto de 2026.

As Casas da Mulher Brasileira oferecem serviços especializados para mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência, 24 horas por dia e todos os dias da semana.

O serviço é padronizado em todas as unidades do país e inclui acolhimento psicossocial, promoção de autonomia econômica, alojamento de passagem para mulheres em risco, serviços de saúde e central de transporte para deslocamento a outros serviços da rede especializada. No mesmo espaço, elas também podem contar com profissionais de outros órgãos que integram a rede, como as delegacias especializadas e a Defensoria Pública.

Ao todo, 11 unidades já estão em funcionando, e a Casa mais recente foi inaugurada em Palmas, no Tocantins, no final de março. Além disso, 32 unidades estão em implementação, e três delas devem ser inauguradas ainda este ano: Aracaju/SE, Vila Velha/ES e Macapá/AP. 

Como denunciar

Além das casas da mulher brasileira, é possível pedir ajuda e denunciar casos de violência doméstica e contra a mulher na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

O serviço é disponível também no WhatsApp: (61) 9610-0180 e pelo e-mail [email protected]

Denúncias de violência contra a mulher também podem ser apresentadas em delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam) ou em delegacias comuns.

Ainda é possível pedir ajuda por meio dos números Disque 100, que recebe casos de violações de direitos humanos, e 190, de ocorrências policiais. 

FONTE/CRÉDITOS: Tâmara Freire - repórter da Agência Brasil
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): © Wilson Dias/Agência Brasil
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )