A nova cara da Bahia

Segunda Feira 30 Setembro 2024
ARCHBASI TRANSFORMA ANTIGA CASA DE BOMBA DO CONVENTO DAS MERCÊS EM JOALHERIA DE LUXO NA CASACOR BAHIA 2025

Em Salvador

ARCHBASI TRANSFORMA ANTIGA CASA DE BOMBA DO CONVENTO DAS MERCÊS EM JOALHERIA DE LUXO NA CASACOR BAHIA 2025

Estreia do escritório baiano reinterpreta espaço técnico de 1735 com elegância, sensorialidade e propósito ao assinar a flagship store da Graça Valadares Jóias

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Na sua estreia na CASACOR Bahia 2025, o escritório baiano ARCHBASI — dos arquitetos Lucas Bacelar e Taís Silva — assina um projeto que une história, elegância e sensorialidade. A dupla transformou a antiga Casa de Bomba do Convento das Mercês, construção do século XVIII, em uma sofisticada joalheria de luxo: a flagship store da marca Graça Valadares Joias, um dos destaques da mostra, que este ano tem como tema Semear Sonhos. Mais do que uma loja em funcionamento, o espaço se apresenta como uma instalação imersiva, que convida à contemplação e valoriza as joias como símbolos de desejos realizados e memórias preservadas. “Estrear com esse projeto foi muito simbólico. Compartilhamos com a marca valores como atemporalidade, sofisticação e propósito. Foi um encontro de identidades”, afirmam os arquitetos.

O ARCHBASI ressignificou um espaço técnico e invisível, originalmente um sistema hidráulico com reservatório subterrâneo, em um ambiente de beleza silenciosa e atmosfera receptiva. A paleta em tons profundos de verde cria conexão com o jardim e funciona como pano de fundo para o brilho das peças, enquanto a iluminação cênica destaca os detalhes com leveza. Materiais naturais, como pedra Moledo Bege Bahia e Granito Verde Candeias, dialogam com a arquitetura original, reforçando o contraste entre o bruto e o lapidado. Espécies vegetais como Pau-d’água e Costela de Adão completam o cenário.

Publicidade

Leia Também:

Apesar das limitações estruturais — como paredes de adobe e pedra de fogo com até 70 cm de espessura —, o projeto preserva elementos históricos como o forro de madeira original e a porta maciça, criando um diálogo fluido entre antigo e novo. O layout fluido, com automação de luz, som e climatização, oferece uma experiência sensorial sem interferências visuais, enquanto a marcenaria autoral e os acabamentos refletem o respeito pelo passado e a inovação da arquitetura contemporânea baiana.

O conceito valoriza a joia como obra de arte, propondo uma experiência tátil e emocional que vai além da compra. Durante o processo, que durou cerca de um mês e meio, os arquitetos destacam a interação viva com o espaço, que revelou camadas e histórias ao longo da criação. Mais que uma intervenção estética, a obra convida a um novo olhar para o patrimônio histórico de Salvador, respeitando suas raízes e abrindo espaço para novas narrativas.

Para o ARCHBASI, a transformação da antiga Casa de Bomba em joalheria de luxo é uma declaração de princípios: arquitetura que toca, emociona e ressignifica, com beleza, leveza e profundidade.

FONTE/CRÉDITOS: Por Van Carvalho
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )