Espaço para comunicar erros nesta postagem
Linha 1668 volta a ligar Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato e Ribeira após quase seis anos; comunidade reivindica operação de segunda a sexta
Após quase seis anos fora de operação, a linha 1668 — Ribeira x Boa Vista do Lobato/Alto do Cabrito — voltou a circular em Salvador neste sábado (17). A retomada atende a uma antiga reivindicação de moradores do Subúrbio Ferroviário e da Península de Itapagipe, mas a comunidade segue cobrando a ampliação do serviço para todos os dias da semana.[1][2][3]
À frente da mobilização está Bira da Arena, presidente da Associação de Moradores do Alto do Cabrito (AMAC). Reconhecido pela atuação em reivindicações populares, ele comemora o retorno do ônibus, mas reforça que a luta continua por um atendimento mais amplo, com horários compatíveis com a rotina de trabalhadores e estudantes.
Retomada após seis anos
A linha 1668 havia sido desativada em outubro de 2020. Agora, o serviço volta a operar aos sábados, domingos e feriados, com 11 viagens previstas nesses dias. A primeira saída está marcada para as 7h e o último horário regular, para as 17h.[1][2]
A operação também contempla duas linhas derivadas:
- 1668-01: duas viagens aos sábados, domingos e feriados, com saída da Boa Vista do Lobato;
- 1668-02: uma viagem às 18h, no sentido Ribeira x Boa Vista do Lobato/Alto do Cabrito, com retorno expresso.
O itinerário beneficia moradores do Alto do Cabrito, da Boa Vista do Lobato e de outras localidades atendidas pela linha, além de facilitar o deslocamento de passageiros com destino a Bonfim, Mares, Calçada e demais regiões da Península Itapagipana.[2][3]
“ Me ajude sozinho eu não posso"
Para Bira da Arena, a volta do ônibus é resultado da união dos moradores e da pressão coletiva por melhorias no transporte público. Um dos bordões que marcam sua atuação resume a forma como ele conduz as reivindicações: “ .”Me ajude sozinho eu não posso"
A frase traduz a defesa da participação comunitária como caminho para que demandas do Alto do Cabrito, da Boa Vista do Lobato, do Jardim Lobato e de outras áreas do Subúrbio ganhem força junto aos órgãos responsáveis pelos serviços públicos.
Demanda por atendimento semanal
Apesar da conquista, o atendimento restrito aos fins de semana e feriados ainda deixa um desafio para quem depende do transporte coletivo de segunda a sexta-feira.
Moradores que precisam sair de madrugada para trabalhar enfrentam dificuldades para organizar os deslocamentos e acabam dependendo de outras linhas, inclusive na Avenida Afrânio Peixoto, a Estrada da Suburbana.
Por isso, a mobilização comunitária busca não apenas a ampliação dos dias de operação, mas também a melhoria dos horários, com saídas mais cedo e uma programação compatível com as necessidades de quem trabalha e estuda.
Uma conquista que precisa avançar
A reativação da linha 1668 demonstra a importância da mobilização popular na busca por melhorias para os bairros do Subúrbio Ferroviário. Ao mesmo tempo, o atendimento limitado aos fins de semana evidencia que ainda há demandas a serem discutidas.
A expectativa dos moradores é que a operação seja ampliada para todos os dias, com horários adequados à rotina da população. Para Bira da Arena e os demais envolvidos na reivindicação, o caminho passa pelo diálogo, pela união comunitária e pela continuidade da pressão por transporte público de qualidade.
A retomada do ônibus é uma vitória para a comunidade. Agora, a expectativa é que o serviço seja ampliado para atender também quem depende do transporte coletivo de segunda a sexta.
JBN Bahia — Da Boa Vista do Lobato para o mundo, com notícias com credibilidade.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se