A nova cara da Bahia

Segunda Feira 30 Setembro 2024
Centro de tortura é transformado em Museu Lugar de Memória

COMUNIDADE EM SI!!

Centro de tortura é transformado em Museu Lugar de Memória

Arquimemória 6 realiza Conferência com autoridade argentina

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.


O encontro internacional ArquiMemória 6, o maior e mais importante fórum de debate sobre a preservação do patrimônio edificado no Brasil, acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro em Salvador. No dia da abertura o arquiteto argentino Martin Capeluto fará a sua Conferência Magistral, intitulada “A ESMA, de Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio a Museu Lugar de Memória”. A conferência abordará a transformação da Escola de Mecânica da Marinha (ESMA) em um espaço dedicado à memória histórica, um importante marco na luta pelos direitos humanos na Argentina.


A ESMA foi um dos centros mais notórios de repressão durante a ditadura civil-militar na Argentina, entre 1976 e 1983. Nesse período, mais de 700 locais de detenção ilegal existiram no país, e aproximadamente 5.000 pessoas foram sequestradas e desapareceram. O local, que funcionava como um centro de tortura, agora se transforma em um museu que promove a memória e a verdade sobre os crimes cometidos.


Em entrevista, Capeluto respondeu a perguntas fundamentais sobre a relevância desse espaço e a importância de sua transformação em um sítio de memória.

Publicidade

Leia Também:


Como passou a ESMA, de Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio a Museu, a se tornar um Sítio de Memória?


A ESMA, que funcionou como um Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio, foi transformada em um Museu Sítio de Memória graças à luta de organismos de direitos humanos, sobreviventes e familiares. Após o retorno da democracia, a preservação do local foi crucial para promover a memória, a verdade e a justiça. Em 2004, conseguimos recuperar e resignificar o espaço, preservando sua integridade e autenticidade para evidenciar os crimes cometidos, tornando-se o Espaço Memória e Direitos Humanos ex-ESMA. Em 2015, o Museu Sítio de Memória da ESMA foi inaugurado e, em 2023, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial, simbolizando a luta contra a impunidade e o compromisso com os direitos humanos.


Que importância tem para o povo argentino, e até mesmo para os sul-americanos que foram vítimas de ditaduras militares, transformar esses espaços em centros de memória, onde o que aconteceu seja visto como prova de terrorismo de Estado e crimes contra a humanidade?


Transformar a ESMA em um Espaço de Memória é crucial para o povo argentino e para todos os latino-americanos que sofreram com as ditaduras militares. Esse processo preserva a memória histórica e mantém vivos os testemunhos materiais dos crimes de lesa humanidade. Intervir nesses espaços evita o negacionismo e os consolida como evidências documentais da repressão, fortalecendo a luta contra a impunidade. Além disso, ressignificar centros de repressão como Espaços de Memória é um ato de reparação simbólica que reconhece o sofrimento das vítimas e promove a importância da democracia.
Hoje o local é um espaço de denúncia do terrorismo de Estado e de transmissão da memória. Que importância tem promover o diálogo intra e intergeracional?


Promover o diálogo intra e intergeracional na ESMA é fundamental para assegurar que as experiências do passado sejam transmitidas às novas gerações. Esse diálogo conecta as vivências dos que sofreram o terrorismo de Estado com os jovens, fomentando uma compreensão profunda da história e suas implicações atuais. Esse intercâmbio fortalece os valores de Memória, Verdade e Justiça, contribuindo para evitar a repetição desses horrores.


Como é para você participar do Arquimemória no Brasil e em Salvador da Bahia?
Participar do Arquimemoria e apresentar o caso de intervenção patrimonial no Museu Sítio de Memória ESMA é um reconhecimento do compromisso de nossos irmãos latino-americanos com as lutas por Memória, Verdade e Justiça. É um reconhecimento ao trabalho de profissionais e acadêmicos que constroem ações em torno do Patrimônio e da Memória, especialmente relevante em um momento em que esses valores estão sendo atacados por setores da ultradireita.
Sobre Martin Capeluto: Arquiteto formado pela Universidade de Buenos Aires, doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha. Capeluto tem experiência na conservação do Patrimônio Arquitetônico e foi gerente de Patrimônio da Cidade de Buenos Aires. Ele coordenou estudos para a nomeação do Museu da ESMA ao Patrimônio Mundial da UNESCO, aprovada em setembro de 2023.


O ArquiMemória 6 reunirá profissionais de diversas áreas da Arquitetura e do Patrimônio, incluindo professores, estudantes, pesquisadores, dirigentes e técnicos de órgãos públicos, arquitetos, urbanistas e outros profissionais liberais. Nos dias 05, 06 e 07, as atividades ocorrerão no Senai/Cimatec, e no dia 08, na Faculdade de Arquitetura da UFBA pela manhã e na Reitoria da UFBA pela tarde. A expectativa é de que cerca de 700 participantes se juntem a este importante debate.


Nesta sexta edição, o tema central é “Democracia, Diversidade e Reconstrução”. O ArquiMemória 6 é uma iniciativa conjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE).


O ArquiMemória 6 é uma co-promoção do Centro Universitário SENAI CIMATEC e conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Bahiagás e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Salvador. Conta também com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Embaixada Francesa no Brasil e da Rio Books.
As inscrições são realizada  no site: https://www.even3.com.br/arquimemoria6/
Informações de Contato:
E-mail Produção: [email protected]
Site: even3.com/arquimemoria6
Instagram: @arquimemoria6
Facebook: arquimemoria6
Para mais informações sobre o ArquiMemória 6, acesse o site oficial do evento.
Assessoria de Imprensa: Eric Delgoffe / Doris Pinheiro - 71 98896-5016

FONTE/CRÉDITOS: Por Van Carvalho
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Jhonatanbiths

Publicado por:

Jhonatanbiths

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )