Espaço para comunicar erros nesta postagem
Crescimento regional supera média nacional em diversos estados e reforça importância da assessoria especializada para mulheres que querem construir patrimônio com estratégia e segurança
Salvador, março de 2026 – O avanço das mulheres no mercado financeiro tem ganhado força no Nordeste. Em 2025, mais de 54 mil brasileiras passaram a investir em renda variável na B3, um crescimento anual de 3,98%. Desde 2021, o aumento acumulado no país foi de 41%.
No recorte regional, os números revelam um movimento ainda mais expressivo. Estados nordestinos registraram crescimento acima da média nacional, como Ceará (6,94%), Alagoas (6,76%), Piauí (6,37%), Pernambuco (5,95%), Paraíba (5,90%), Sergipe (5,59%), Rio Grande do Norte (5,37%) e Maranhão (5,34%).
Na Bahia, o número de mulheres investindo em renda variável passou de 48.742 em 2024 para 51.087 em 2025, mais de 2.300 novas investidoras em apenas um ano, representando crescimento de 4,81%. O dado consolida o estado como um dos principais mercados femininos do Nordeste em volume absoluto.
Apesar de ainda representarem 26% do total de investidores da Bolsa, as mulheres demonstram um comportamento financeiro mais estratégico.
O estoque médio investido por elas é de R$ 3.029, praticamente o dobro do valor médio dos homens, que é de R$ 1.682.
Para Larissa Falcão, Sócia e Líder da XP no Norte e Nordeste, esse movimento revela amadurecimento e maior consciência financeira feminina. “As mulheres entram no mercado de investimentos de forma mais planejada.
Elas buscam informação, entendem seus objetivos e constroem patrimônio com visão de longo prazo. No Nordeste, temos observado um crescimento consistente, principalmente entre mulheres que querem independência financeira e segurança para tomar decisões com mais autonomia”, afirma.
Segundo ela, o papel da assessoria de investimentos se torna ainda mais relevante nesse contexto. “Quando o profissional de assessoria entende a realidade regional, a dinâmica de renda e os objetivos individuais de cada cliente, a relação deixa de ser apenas operacional e passa a ser estratégica.
Muitas mulheres querem diversificar, mas também querem compreender cada passo. Nosso trabalho é traduzir o mercado e estruturar portfólios alinhados aos seus sonhos e metas de vida”, complementa Larissa.
No Mês da Mulher, os números reforçam que o avanço feminino no mercado financeiro não é pontual, mas estrutural. O Nordeste aparece como um dos protagonistas dessa transformação, mostrando que educação financeira, acesso à informação e atendimento personalizado são fatores decisivos para ampliar a presença feminina na renda variável.
Mais do que entrar na Bolsa, as mulheres nordestinas estão construindo patrimônio com estratégia, e ocupando, de forma consistente, um espaço que historicamente sempre foi majoritariamente masculino.
Sobre a XP
A XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil. Criada em 2001, nasceu com o propósito de transformar o mercado para melhorar a vida das pessoas — promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade.
Desde então, o Grupo XP lidera uma disrupção no setor ao construir um ecossistema completo de serviços financeiros, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no Brasil e no exterior.
Com foco em planejamento financeiro completo para investidores, a companhia investe na excelência em servir o cliente como a principal alavanca de crescimento.
Esse compromisso com a qualidade já se reflete em reconhecimentos importantes: a XP foi eleita sete vezes consecutivas a Melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo pela premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo. Saiba mais em www.xp.com.br
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se