Aclamado cineasta, escritor, roteirista e jornalista baiano, um dos mais importantes nomes do cinema latino-americano, Orlando Senna participará de uma série de lançamentos especiais do seu mais recente filme longa-metragem “Longe do Paraíso”, em outubro e novembro de 2024, em comemoração à sua trajetória no cinema nacional. No dia 23 de outubro, no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, às 19h, com a presença de Orlando Senna e integrantes da equipe, o filme será exibido pela primeira vez no cinema. Será realizado um bate-papo com o público após a exibição do longa.
Na Bahia os lançamentos acontecerão em Salvador no dia 06 de novembro, no Cine Glauber Rocha, e 09 de novembro na Saladearte Cinema do MAM. Estas duas sessões também contarão com a presença do próprio Senna. Em seguida o filme, que fez carreira em festivais, chegará àss salas de cinema do país a partir do dia 07 de novembro. Já estão confirmados o Cine Metrópolis, em Vitória, no Cinema do Dragão, em Fortaleza, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre e no Cine Vitória, em Aracaju.
“É um projeto que levou 22 anos para chegar às telas”, conta a produtora Solange Moraes, que apresenta o mais recente filme dirigido pelo cineasta baiano. “Longe do Paraíso”, que tem no elenco os baianos Emanuelle Araújo e Ícaro Bittencourt, foi rodado em 2018 na Chapada Diamantina e em Salvador. O roteiro, inspirado no mito de Caim e Abel, traz a história de dois irmãos que entram em conflito, tendo como pano de fundo a questão agrária.
Em entrevista após o último dia de filmagem a um portal de notícias da região, Senna conta que, como na Bíblia, a narrativa leva os irmãos a um ponto em que não há solução. “Quando a razão não tem mais o que fazer diante de uma situação, ela chama as emoções. Então, neste filme, as emoções estão à frente da razão. As melhores e as piores emoções”, ressalta. É um filme contemporâneo que retrata uma tragédia entre irmãos no sentido familiar, mas também num sentido mais geral. Na visão do cineasta “pode acontecer entre amigos, aliados e aqueles que você pensa que estão com você, mas não estão. No filme, o pistoleiro Kim, que teme a morte, comete um erro grave e será executado pela organização criminosa para a qual trabalha. Mas a organização decide encomendar-lhe outro serviço e, se o fizer bem feito, escapará do castigo. A missão: executar a líder camponesa Bel, sua irmã, a única pessoa que ele realmente ama.
Elenco baiano - Todo o elenco é composto por profissionais baianos. O jovem ator Ícaro Bittencourt, estreando no cinema, encarna Kim e sua angústia. A estelar Emanuelle Araújo dá vida a Bel e sua coragem indomável. Os outros personagens, todos com funções dramáticas de impacto, são interpretados por Heraldo de Deus, Sonia Dias, Bertrand Duarte, Caco Monteiro, Felipe Mago, Everton Machado, Aline Brune e Lavínia Alves.
A produtora Solange Moraes, da Araçá Filmes, destaca esta ficção de Orlando Senna como de fundamental importância, que precisa ser vista e que já no título traz a incerteza da vitória na luta pela reforma agrária no país. “Mas acreditamos que o cinema é esse portal que, através da magia das telas, nos traz a realidade através de um drama, sem deixar de plantar uma semente de luta nas nossas mentes e corações. Acreditamos que o filme chega na hora certa como um catalisador e provocador de debates sobre o tema da posse da terra que é conflito que não é só do Brasil, mas do mundo”, afirma.
O Diretor - Cineasta, escritor, roteirista e jornalista, Orlando Senna começou a produzir no cinema ainda nos anos 60. Tem mais de 30 filmes, entre longas e curta-metragens no currículo, entre eles a obra-prima Iracema, uma Transa Amazônica (1974), codireção com Jorge Bodanzky, um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro, atualmente com mais de 2,2 milhões de visualizações na internet. Ajudou a implantar e coordenou a Escuela Internacional de Cine Y TV – San Antonio de Los Baños, em Cuba. Nos anos 70 trabalhou no teatro e em jornais no Centro do País. Criou cursos de dramaturgia e roteiro de cinema no Brasil e fora do país.
Sempre envolvido com a área cultural e de comunicação, dirigiu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza e foi secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, de 2003 a 2007, quando assumiu a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil. No ano seguinte assumiu a TAL – Televisão Latino Americana, uma rede de canais educativos, produtores independentes e instituições culturais da América Latina.
“Longe do Paraíso” é o mais recente dos filmes dirigidos por Orlando Senna que teve mais de uma década longe das câmeras, mas quando voltou, em dois anos realizou três produções: os documentários “Idade da Água” (2018) e “Sol da Bahia” (2019) e a ficção “Longe do Paraíso” (2020).
Produção - A produção é de Solange Souza Lima Moraes – Sol Moraes, sendo Conceição Senna e Orlando Senna produtores associados. A produção executiva é de Emerson Rodrigues e Jatir Eiró, e a direção de produção de Cláudia Reis. “Longe do Paraíso” integra a carteira de filmes da Araçá Filmes que traz em sua carteira os longas “A Pele Morta”, com roteiro de Daniel Tavares e direção de Denise Moraes e Bruno Torres; em finalização; “Estranhos” com roteiro de Carla Guimarães e Direção de Paulo Alcântara (primeiro longa da produtora); “Nina”, com roteiro de Samuel Machado e direção de Paulo Alcântara, distribuído em 2022.
A produtora encontra-se atualmente na preparação do filme “Tempo meio azul piscina”, com roteiro e direção de Sofia Federico, produção da Benditas e Araçá Filmes. E em captação para os filmes “Como cinza no ar”, comédia com roteiro e direção de Orlando Senna e “Nós por exemplo”, roteiro e direção de Orlando Senna e Marcio Meireles, ambos em fase de captação.
Distribuidora - Borboletas Filmes é uma produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realizar e impulsionar narrativas contadas por aqueles que as vivenciam. A distribuidora e produtora é uma iniciativa da jornalista e cineasta, Camila de Moraes, que se consolidou como a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial com um longa-metragem no Brasil através do documentário “O Caso do Homem Errado”. Aclamado, o longa esteve na seleta lista de pré-selecionados pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil e concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. Além dos serviços de produção executiva e distribuição de filmes, a Borboletas Filmes realiza também direção, roteiro, pesquisa e edição de documentários, ficção, séries, web-séries e novos formatos.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mdVa9XfaHcc
Link do site: https://borboletasfilmes.com/longe-do-paraiso/
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Orlando Senna
Produção: Solange Souza Lima Moraes – Sol Moraes
Produção Associada: Conceição e Orlando Senna
Assistência de direção: Cecília Amado
Elenco: Ícaro Bittencourt (Kim), Emanuelle Araújo (Bel), Heraldo de Deus (Jesus), Sônia Dias (Madame), Bertrand Duarte (Juca Sargento) , Caco Monteiro (Capitão da Polícia), Felipe Mago (Líder MST), Everton Machado (Manel), Aline Brune (Marta), Lavínia Alves (Samanta)
Fotografia e Câmera: Pedro Semanovisch
Música: David Tygel
Montagem: Luiz Guimarães Castro
Som: Fernando Cavalcante
Direção de arte: Carol Tanajura
Finalização: realizada na Visom Digital, coordenada por Carlos de Andrade.
Distribuidora: Borboleta Filmes
Serviço:
Homenagem ao cineasta Orlando Senna
Onde: Estação NET Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Quando: 23 de outubro – quarta-feira
Exibição do filme: “Longe do Paraíso”
Direção: Orlando Senna
Hora: 19h
Distribuidora: Borboletas Filmes
Saiba mais: @borboletasfilmes @aracafilmes @longedoparaiso
Comentários: