Com a missão de impulsionar a potência do afroempreendedorismo brasileiro, o Sebrae marca presença do Festival Afropunk Brasil que acontece neste sábado (9) e domingo (10), em Salvador (BA). O público do evento terá a oportunidade de se conectar com a cultura, história e raízes negras manifestadas pelo empreendedorismo.
Quem passar pelo estande instagramável do Sebrae vai poder conhecer o trabalho de microempreendedores negros do segmento da beleza, como maquiadores, cabeleireiros e trancistas que vão oferecer atendimento no local. Além disso, o público poderá aproveitar e interagir com a gravação de vídeos em cabines com cenários digitalmente projetados. O espaço ainda conta com um imenso painel de led que dará destaque a grandes nomes do empreendedorismo afro na Bahia.
Levantamento feito pelo Sebrae aponta que nos últimos 10 anos, o empreendedorismo negro cresceu 22%. De 2013 para 2023, o número de pessoas pretas ou pardas à frente de empreendimentos passou de 12, 8 milhões para 15,6 milhões. Os números foram contabilizados com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
“Nosso propósito é valorizar a diversidade cultural e étnica de maneira geral, por meio do empreendedorismo, além de aproximar cada vez mais esses empreendedores das iniciativas do Sebrae. Queremos dar cada vez mais voz, espaço e vitrine para estes empreendedores, promovendo impacto social, igualdade e corroborando para alteração dos rumos da dinâmica econômica”, conta a analista de comunicação e coordenadora da marca do Sebrae Nacional, Ana Paula Garcia.
Consagrado como o maior festival de cultura negra no mundo, o Afropunk é um movimento de celebração da cultura e da diversidade negra por meio da música, arte, moda e conexões com a comunidade afro-diaspórica formada pelas pessoas descendentes de africanos que foram forçadamente levados para outros continentes.
O evento nasceu há 20 anos em Nova Iorque (EUA) e nos últimos anos foi ampliado para outros países, como Senegal, França, Reino Unido, África do Sul e, claro, o Brasil. Em Salvador, o festival acontece pela quarta vez com a expectativa de atrair 47 mil pessoas durante este final de semana. A projeção dos organizadores é que o impacto econômico seja próximo de R$ 18,6 milhões.
De acordo com Ana Paula, o Sebrae aproveitou a oportunidade para convidar donos de pequenos negócios da Bahia que participam do Movimento Compre do Pequeno, liderado pela instituição, para viver a experiência do festival. “Queremos que eles conheçam e vivam o Afropunk, pois é mais que um festival de música. Todas as pessoas envolvidas na realização do evento, bem como os produtos e serviços oferecidos lá são feitos por empreendedores afrodescendentes”, acrescenta.
*Programação*
Neste ano, o Festival Afropunk Brasil apresenta os principais nomes nacionais e internacionais da música afro no Parque de Exposições de Salvador. Artistas como Jorge Aragão, Planet Hemp, Duquesa, Léo Santana e Fat Family sobem aos palcos Gira e Agô, se juntando a atrações globais como Erykah Badu e Lianne La Havas.
Servição
O que: Festival Afropunk Brasil 2024
Quando: 9 e 10 de novembro de 2024
Onde: Parque de Exposições de Salvador
Vendas on-line: https://site.bileto.sympla.com.br/afropunk/
Comentários: