No dia 29 de agosto, acontece a 2ª edição da Corrida em Defesa do Dique do Cabrito, iniciativa que une esporte, cidadania e mobilização popular em defesa da revitalização de um dos principais espaços públicos localizados entre os bairros de Alto do Cabrito, Marechal Rondon e Pirajá. 

O evento retorna como forma de chamar a atenção para o abandono do equipamento por parte do Governo do Estado e reforçar a cobrança por investimentos e melhorias.

A pauta tem sido uma cobrança constante do mandato da vereadora Isabela Sousa (Cidadania), que defende a revitalização do espaço como forma de garantir mais qualidade de vida, lazer, convivência e segurança para a população.

Leia Também:

Em discurso na tribuna da Câmara no retorno aos trabalhos legislativos, a parlamentar destacou que a corrida representa mais do que uma atividade esportiva: é uma demonstração do compromisso da comunidade com um patrimônio que faz parte da história da região.

"O Governo do Estado esqueceu o nosso Dique. Esse foi o meu ofício 001, quando eu assumi o mandato. O dique está esquecido há muitos anos. Já falamos várias vezes, já perguntei para onde foi o investimento que estava no Portal da Transparência de R$ 58 milhões e até hoje nenhuma resposta foi dada”, lembrou Isabela.

A mobilização dá continuidade ao movimento iniciado na primeira edição da corrida em 2025, que reuniu moradores e lideranças comunitárias em um ato simbólico de valorização do Dique do Cabrito. A expectativa é ampliar a participação popular e fortalecer o diálogo em torno da recuperação da área.

“Fizemos audiências públicas e também a primeira corrida de conscientização, com centenas de moradores, que mostrou que a comunidade está unida e disposta a lutar pelo Dique do Cabrito.

Queremos solução. Eu sou moradora da comunidade, convivo lá e agora anunciamos a segunda edição da corrida, dessa mobilização, reafirmando que esse espaço merece respeito, cuidado e investimentos”, pontuou. 

A 2ª Corrida em Defesa do Dique do Cabrito ocorre no sábado, dia 29 de agosto e já está com as inscrições abertas através do site: bit.ly/2CorridaSOSDique. Aproveite e troque 1kg de alimento por uma camisa.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação